sábado, 18 de maio de 2013

Dia Mundial Contra Homofobia: 25% dos gays da Europa já sofreram ataques homofóbicos.

No dia 17 de maio é celebrado do Dia Mundial Contra a Homofobia e Transfobia. A data foi instituída por ativistas franceses em 2005 e conta com ações em cerca de 60 países.

Engana-se quem pensa que só no Brasil e em países menos desenvolvidos a onda de violência contra homossexuais é forte.

Um estudo divulgado pela Agência para Direitos Fundamentais da União Europeia nessa sexta (17) revela que um quarto dos gays da Europa já sofreram algum tipo de agressão homofóbica.

Foram entrevistadas 93 mil pessoas residentes nos países da União Europeia e da Croácia, que irá integrar o grupo a partir de julho.

A pesquisa perguntou a lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros se haviam sido vítimas de discriminação, violência, abuso verbal ou discurso de ódio por conta de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Entre os principais resultados da pesquisa estão:

- Cerca de 26% dos questionados (e 35% dos transgêneros) disseram ter sido atacados ou ameaçados com violência nos últimos cinco anos.

- A maioria dos ataques de ódio relatados aconteceu em locais públicos e foi cometida por mais de uma pessoa, com os agressores predominantemente do sexo masculino.

- Mais de metade daqueles que disseram ter sido atacados não denunciou o incidente às autoridades, por acreditar que nenhuma ação seria tomada.

- Metade dos questionados disse ter se sentido pessoalmente discriminado no ano anterior à pesquisa, apesar de 90% não ter denunciado a discriminação.

- Cerca de 20% dos gays ou bissexuais e 29% dos transgêneros questionados disseram ter sofrido discriminação no trabalho ou procurando trabalho.

- Dois terços dos questionados disseram ter tentado esconder ou disfarçar sua sexualidade na escola.

De acordo com Morten Kjaerum, diretor da Agência para Direitos Fundamentais da União Europeia, ainda há grandes desafios em relação ao combate à discriminação contra a comunidade LGBT.

Nessa sexta, cerca de 300 autoridades e especialistas da região estão reunidos em Haia, na Holanda, para discutir a formatação de novas leis da União Europeia para combater a homofobia.

No Brasil, o PLC 122, projeto de lei que criminaliza a homofobia, ainda não tem previsão de quando irá voltar em debate para votação no Congresso Nacional.

Fonte ACapa

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CINEMATECA GLS

Arquivo de Homens

De Homem para Homem

ASSIM EU ME APAIXONO

ENTRE IGUAIS