sábado, 10 de janeiro de 2015

Homossexualidade continua sendo tabu na Bundesliga, revela pesquisa da TV alemã

Há exatamente um ano, o ex-jogador da seleção alemã Thomas Hitzlsperger foi a público para dizer que é homossexual. Esperava-se que com a sua atitude fosse provocada uma ampla discussão sobre o tema nos clubes da Bundesliga e no âmbito da Federação Alemã de Futebol (DFB). Mas de fato, nada aconteceu. Pelo contrário.

O principal canal de TV da Alemanha, a ARD, enviou uma pesquisa por e-mail aos 36 clubes da Bundesliga (primeira e segunda divisões) sobre o tema. A ideia do levantamento era fazer um mapeamento de como o assunto "homossexualidade" é tratado pelos clubes de futebol.

O resultado foi estarrecedor: dos 36 clubes, 14 nem se dignaram a responder o pedido e 11 simplesmente se recusaram oficialmente a participar da enquete. O que se pretendia levantar era, por exemplo, qual seria a atitude do clube se um jogador do elenco viesse a público para afirmar a sua homossexualidade. Outra questão da pesquisa dizia respeito a eventuais manifestações homofóbicas de torcedores dentro dos estádios: como a diretoria do clube reagiria a este tipo de ação?

Apenas 11 clubes (de um total de 36) responderam à pesquisa, entre eles Borussia Dortmund, Augsburg, Werder Bremen, Hannover, Colônia e Paderborn. Entre os que se recusaram a responder estão Bayern Munique, Hertha Berlim, Eintracht Frankfurt, Hamburgo, Hoffenheim, Bayer Leverkusen e Stuttgart.

Tanja Walter-Ahrens, formada em Ciência do Esporte, luta contra a homofobia no futebol e, ao tomar conhecimento de que a maioria dos clubes profissionais se recusou a participar da pesquisa, declarou: "É muito triste e é uma prova clara que de fato nada acontece no futebol quando o assunto é homofobia. Nenhuma grande empresa poderia se dar ao luxo de não participar de uma pesquisa desse tipo sob pena de ser execrada pela opinião pública na Alemanha. Todos sabem que existem jogadores e jogadoras homossexuais no futebol e todos sabem que eles são discriminados por causa disto."

Visto em MSN Esportes
Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CINEMATECA GLS

Arquivo de Homens

De Homem para Homem

ASSIM EU ME APAIXONO

ENTRE IGUAIS